Pages

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Senhor das Armas - Nicolas Cage - DVD-R (torrent)



Um filme elucidativo sobre um tema que está trazendo cada vez mais caos a nosso mundo.

O Senhor das Armas dessa vez,  conta a história da vida de Yuri Orlov, um ucraniano que imigra para os EUA com toda a família. Após presenciar um assassinato, ele decide ingressar no mundo de venda de armas. Em poucos anos, torna-se um dos maiores traficantes do planeta e, enquanto tenta escapar dos policiais que o perseguem, deve evitar que suas atividades influenciem sua família.

Supostamente baseado em fatos reais (Yuri Orlov é um amálgama de cinco traficantes existentes), O Senhor das Armas começa de maneira magistral. Parado sobre milhares de cartuchos usados, o personagem de Nicolas Cage dispara algumas frases que já deixam clara a moralidade de seu personagem: “Existem mais de 550 milhões de armas de fogo em circulação no mundo. É uma para cada doze pessoas no planeta. A única pergunta é: como armar as outras 11?”
Em seguida, o espectador é apresentado a uma das melhores seqüências de créditos de abertura nos últimos anos. Esta história acompanha toda a trajetória de “vida” de uma bala, desde a sua fabricação até o seu destino final na cabeça de uma criança em algum país de terceiro mundo. É um momento brilhante e forte, tanto visual quanto conceitualmente.

O Senhor dos Armas consegue atingir um equilíbrio entre as duas funções. Não obstante alguns problemas, que explicitarei mais adiante, o roteiro é inteligente o bastante para evitar as soluções fáceis e não resvalar em clichês.

O ponto alto da trama é a forma como ele disseca o mundo do tráfico de armas. Muito mais do que um projeto com carga dramática, a força de O Senhor das Armas vem do fato de ser altamente elucidativo a respeito de um assunto sobre o qual o espectador pouco sabe. Além de mostrar a mecânica do tráfico, o roteiro é ousado para criticar as relações de poder entre os países, inclusive com a hipocrisia que as domina. A conversa final entre o personagem de Nicolas Cage e o policial interpretado por Ethan Hawke é emblemática nesse sentido, com o traficante acabando com qualquer ilusão que seu perseguidor tinha a respeito de justiça.

Evitando o previsível arco dramático de fazer o personagem passar por uma redenção ao final, o cineasta opta por não apresentá-lo como mocinho ou como vilão, deixando esta decisão para o espectador. Isso engrandece a obra, uma vez que foge do melodrama e aumenta a verossimilhança da trama.

O aspecto moral de Yuri Orlov, aliás, leva a outro ponto exemplar de O Senhor das Armas: os diálogos. Os momentos nos quais o personagem tenta justificar suas ações contêm frases de pura sagacidade de Niccol, como quando Yuri afirma que cigarro e carros matam muito mais pessoas do que armas. Mas o roteiro ainda oferece diversas outras pérolas, por exemplo, o momento no qual o traficante interpretado por Ian Holm diz: “É mais garantido mudar governos com balas do que com votos”.

E já que falei da amoralidade do protagonista, é necessário destacar também que a escolha do intérprete de Yuri Orlov não poderia ter sido mais acertada. Além de ser um ator talentoso, Nicolas Cage possui uma imagem extremamente benévola com o público. Este fato é fundamental para que o espectador não sinta repulsa pelo personagem, o que seria fatal para O Senhor das Armas.

O roteiro, no entanto, não é feito só de acertos. Talvez para condensar a história em apenas duas horas, a trajetória de Yuri é prejudicada por certos “pulos”. Senti falta, por exemplo, de mais detalhes sobre o início de sua carreira, especialmente na forma de como ele foi fazendo seus contatos. No entanto, como a intenção foi mostrar a jornada desde o início, estas lacunas acabam deixando questões sem respostas na mente do espectador.

Da mesma forma, a história também enfraquece na abordagem da relação entre Yuri e sua família. Apesar de Bridget Moynahan ser linda, falta-lhe química com Cage, além de ser frustrante ver um roteiro tão corajoso apelar para cenas que caem no lugar-comum quando a esposa e o filho de Yuri entram em cena. Isso sem contar a inexplicável revolta da personagem de Moynahan quando descobre sobre as atividades do marido, uma vez que ela mesma havia demonstrado saber que ele estava envolvido em alguma atividade ilegal.

O cineastra imprime grande energia ao filme, não deixando o ritmo cair em momento algum. Ainda que o roteiro sofra com algumas falhas (já citadas), a produção mantém o dinamismo, fluindo de uma cena a outra se grandes percalços. Um dos exemplos do bom trabalho de Niccol, além da cena dos créditos de abertura, são as seqüências que envolvem os confrontos entre Yuri e Valentine, sempre ágeis e com ótimos diálogos, estabelecendo um interessante antagonismo entre os dois personagens.

Outro fato a ser ressaltado é o tom descontraído com o qual o cineasta Andrew Niccol conta o filme. Ainda que esteja longe de ser uma comédia, O Senhor das Armas tem momentos de cinismo e ironia que poderiam classificá-lo como uma espécie de sátira (como quando Yuri diz que nunca vendeu a Osama Bin Laden porque seus cheques sempre voltavam). Essa opção pela leveza resulta em uma dualidade que traz certa estranheza ao filme, pois, ao mesmo tempo em que torna a obra mais agradável de assistir, acaba amenizando o impacto que essa história poderia ter.
No geral, O Senhor das Armas é um filme acima da média. Possui dois diferenciais: coragem e inteligência. Se já é difícil encontrar um deles na grande maioria do que sai de Hollywood hoje, é ainda mais raro achar essas duas características juntas na mesma obra. E só o fato de fazer o espectador pensar sobre um assunto tão importante já é um excelente motivo para assistir a este último trabalho de Andrew Niccol.
"Sabe quem vai herdar o mundo? Os traficantes de armas. Porque todo mundo está muito ocupado matando uns aos outros."
Yuri Orlov

Sinopse
Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Estando constantemente em perigosas zonas de guerra, Yuri tenta sempre se manter um passo a frente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, e também de seus concorrentes e até mesmo clientes, entre os quais estão alguns dos mais famosos ditadores do planeta.



Curiosidades
- O Cineastra Andrew Niccol se baseou em 5 terroristas de armas verídicos para criar o personagem Yuri Orlov.

- Este é o 2º filme em que o diretor Andrew Niccol e o ator Ethan Hawke trabalham juntos. O anterior foi Gattaca - Experiência Genética (1997).

- As filmagens foram realizadas entre 2 de agosto e 2 de novembro de 2004, com locações em Manhattan, em Coney Island, na Cidade do Cabo e na República Tcheca.

- O orçamento de O Senhor das Armas foi de US$ 42 milhões.

Ficha Técnica
Título Original: Lord of War
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2005
Site Oficial: www.lordofwarthemovie.com
Estúdio: Ascendant Pictures / Entertainment Manifacturing Company / Saturn Films / Rising Star / VIP 3 Medienfonds / Reeleyes Films / Endgame Entertainment
Distribuição: Lions Gate Films Inc. / Alpha Filmes
Direção: Andrew Niccol
Roteiro: Andrew Niccol
Produção: Nicolas Cage, Norman Golightly, Andrew Niccol, Chris Roberts, Teri-Lin Robertson e Philippe Rousselet
Música: Antonio Pinto
Fotografia: Amir M. Mokri
Desenho de Produção: Jean-Vincent Puzos
Direção de Arte: Mike Berg
Figurino: Elisabetta Beraldo
Edição: Zach Staenberg
Efeitos Especiais: Elemental Effects / L'E.S.T.

Título Original: Lord of War
Título Traduzido: O Senhor das Armas
Gênero: Ação
Duração: 122 Min
Ano: 2005
Diretor: Andrew Niccol
Tamanho: 4.37GB
Formato: DVD
Resolução: 853x480
Frame Rate: 25 fps
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Vídeo Codec: x264
Áudio Codec: DTS
Idioma: Ingles/Portugues



1 comentários:

Shimatani Iki disse...

Olá! Vi que o link está off, alguém poderia reupar? Agradecido.

Postar um comentário